segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A sorte tem andado comigo

Sentada na biblioteca do ICH (Instituto de Ciências Humanas), estudando após uma aula de latim - e aguardando a próxima, bem em frente ao maior espetáculo do universo, que é o por do sol. Antes, pela manhã, um minicurso com um professor francês que teve acesso aos arquivos de Stalin e tem tanto a passar. E pra ter acesso a tudo isso eu só preciso estudar! Consigo ver os últimos raios do sol, mas lembro bem do que dizia no livro de Saint-Exupery - O Pequeno Príncipe: "Quando a gente está triste demais, gosta do pôr de sol." O céu parece uma pintura. Em casa em sempre gostei de gastar bons minutos esperando o por do sol e agora não sei quando volto pra lá. Dá sim, um cado (como diria uma amigo meu) de angústia. Outrora eu tinha data marcada pra ir, hoje não mais. Desde que cheguei tenho tratado essa mudança como uma viagem, dessa vez ela durará um pouco mais, mas voltarei. E assim tem sido menos difícil já que quando se viaja é necessário aproveitar, porque o tempo corre além de sobrar menos tempo pra cabeça vazia. Tirando os momentos de despedidas e de raros incômodos tenho suportado bem, ainda não precisei usar como arma minha máquina de escrever, nem ligar de madrugada pra alguém. Estudar é a única maneira de agradecer verdadeiramente os que proporcionam esta nova fase. Sinto saudades, mas a sorte tem andado comigo.

2 comentários:

  1. "IMPERMANÊNCIA

    Há pensamentos que vêm e vão.
    Há amores que vêm, ficam e passam.
    Na vida, tudo é transitório, nada é fixo.
    Há coisas que ficam por um tempo, outras por um tempinho, e outras mais por um tempão. Porém, tudo passa.
    O traço característico da existência terrestre é a impermanência.
    Logo, o apego a algo é uma ilusão, pois nada nos pertence para sempre.
    As pessoas dão muita importância a coisas que não valem a pena.
    Na verdade, nada é importante, a não ser a experiência da vida que passa.
    No Universo só há três coisas permanentes:
    Deus, o Amor (que faz a magia da luz acontecer) e os espíritos (que também somos nós). "

    "Tudo é impermanente.Essa é a lei que rege ciclo da existencia."

    Engraçado, na noite passada, passando por uma pequena mudança em que fui julgada por alguns, me mandaram esses textos, que acho que tem a ver com toda a sua mudança. E ao pesquisar sobre essa tal impermanência tive ainda mais certeza que as mudanças fazem parte da evolução de um ser. Que a sorte continue ao seu lado, e que continue a apreciar a impermanência de cada por do sol, pq nunca nenhum será igual ao outro, essa é a graça de ve-lo se por a cada dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, estabilidade eterna não gera aprendizado e experiências e cada segundo do diferente fica marcado e será relembrado com mais desejo, digo, com mais emoção. A opinião alheia, já que mencionou isso, nos ajuda na autoconstrução. Aquela não define esta por completo, mas direciona o caminho de acordo com o espaço que você dá a ela. Agradeço os votos e desejo muitos pores do sol mesclados com bons sentimentos.

      Excluir